sexta-feira, 28 de outubro de 2011

cenas do teatro

Algumas fotos do hipertexto que foi apresentado em forma de teatro:
"Uma garota honesta"

Atividade 2-7-Registro Digital da Experiência

A atividade foi realizada com a turma do 4º ano da Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato.
Foi uma atividade prazerosa, a qual foi notável a interação e o entusiasmo.
No decorrer das atividades as crianças foram se interessando cada vez mais pelo assunto, dando suas opiniões e relatando coisas presenciadas na vida real, ou nos meios de comunicação.
O trabalho foi realizado de forma criativa.
Primeiramente aconteceu uma discussão do tema, depois a produção do texto coletivo que foi redigido por mim em sala de aula.. Em seguida a turma foi dividida em trios e pesquisaram no dicionário o significado e também criaram uma definição própria das palavras que se tornariam os hiperlinks.
A parte do texto foi entregue a professora da sala de recursos para ser digitado juntamente com os textos que serviriam como página onde a definição dos hiperlinks ficariam hospedados.
Em seguida os alunos foram levados ao telecentro, equipado com computador, datashow e telão.Receberam orientações e uma aula expositiva à respeito de hiperlinks.
Acompanharam a transformação do texto coletivo em um hipertexto. Foram convidados a experimentar links para observar sua funcionalidade e descobrirem como é prazeroso navegar pelos diversos links contextualizando assim seu aprendizado acerca do tema proposto.
O trabalho foi apresentado a outras turmas que tiveram interesse em usar este experimento em suas aulas.
O hipertexto foi apresentado depois de algum tempo a escola em forma de teatro.
Os alunos questionavam sempre quando iriam produzir um novo hipertexto.
Posso afirmar que a atividade foi muito produtiva, uma vez que houve empenho e entusiasmo por parte dos educando ao longo da execução em cada uma das etapas. 



Atividade 2-6-Execução da atividade planejada
Os alunos demonstraram bastante interesse na execução das atividades.
Houve colaboração no uso dos dicionários e computadores.
Alguns alunos por possuírem computadores em casa eram mais ágeis, ajudaram bastante os colegas que tinham mais dificuldade.
Houve grande entrosamento e entusiasmo pela maioria.

Ativ 2-5- Planejando uma atividade com hipertexto ou internet


Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: Produção Textual, criação de hipertexto
Público-alvo: 4º ano do Ensino Fundamental
Duração; uma semana

Pré-requisitos em termo de competências desenvolvidas pelos alunos ; manuseio de dicionário, noção para produção de texto coletivo de forma colaborativa.

Objetivos:
Definir valores;
Elaborar um texto coletivo:
Ter noção sobre hiperlink e hipertexto;
Transformar o texto coletivo em um hipertexto.

Desenvolvimento:
Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre "virtudes"
Distribuir um dicionário para que as crianças leiam o que o mesmo fala a respeito de virtude.
Pedir que cada aluno desenhe sua mão e escreva dentro dos dedos as virtudes que eles possuem e fora da mão as virtudes que lhes faltam.
Explicar  que trabalharemos a virtude honestidade.
Questionar o que significa ser honesto.
Pedir que procurem no dicionário o significado de honesto.
Contar a história "Uma garota honesta"
Levar as crianças ao telecentro e apresentar-lhes um texto já digitado através do datashow e telão.
Explicar as crianças que elas terão oportunidades de acrescentar a este texto partes que elas gostariam que acontecesse na história.
Através do datashow explicar as crianças o que é link e hiperlink.
Mostrar no telão um texto com hiperlink e explicar que o que veem é um hipertexto.
As crianças voltarão para sala e receberão digitado o texto "Uma garota honesta"
O dever de casa será acrescentar mais um parágrafo a história.
No dia seguinte as crianças deverão ler os parágrafos que cada uma acrescentou e farão uma eleição dos mais criativos.
Será escrito no quadro as partes que deverão ser acrescentadas.
Voltaremos ao telecentro e acrescentaremos o que foi escolhido.
O trabalho será apresentado no telão e as crianças realizarão o mesmo procedimento no computador que estiver usando em grupo.
O hipertexto será impresso para que todos tenham a cópia.
Uma cópia do hipertexto ficará exposta na sala e o mesmo será apresentado a toda escola através de teatro que será registrado em câmera digital para que as crianças possam apresentar algumas das fotos a família ou por e-mail, orkut etc...




Recursos Usados:

Dicionário
Computador
Datashow
Telão
máquina digital

Avaliação
A participação dos alunos será avaliada em todo processo, tanto oral, escrita, assim como sua postura diante do grupo.

Unidade 2 atividade 2(b) Edna Maria Vital
O que é hipertexto?
                        
Hipertexto é o termo que remete a um formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links.
A ideia de hipertexto não nasceu com a internet. De acordo com Burke as primeiras manifestações hipertextuais ocorreram nos séculos XVI e XVII.
O hipertexto é excelente para se trabalhar em sala de aula, pois ele permite um sistema de colaboração e os alunos acabam aprendendo mais através de diversas fontes, além de facilitar  a navegação dos internautas, o que impulsiona o aluno a pesquisa e a produção textual.
O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimento, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.


“Hipertexto consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um livro impresso no qual o autor tem disponíveis um par de tesouras para cortar e colar pedaços de outros textos, de tamanho conveniente. A diferença é que um hipertexto electrónico não se dissolve num desordenado conjunto de anotações, o autor define a sua estrutura na forma como cria as ligações entre essas anotações”.

Ficou claro que os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, portanto é um recurso indispensável para se trabalhar em sala de aula.

Bolter, J. (1991), Writing Space: The Computer, Hypertext, and the History of Writing, Lawrence Erlbaum Associates.
Atividade III- "O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica"
Ficou evidente no vídeo, como a tecnologia está presente em nossa vida diária. Por isso as metodologias usadas na escola precisam ser mudadas, pois os alunos estão tendo acesso a tecnologia e nós professores devemos adaptar a realidade que nossos alunos estão vivendo.
Precisamos analisar e discutir as possibilidades do uso dessas tecnologias na prática pedagógica do professor, uma vez que o uso das tecnologias devem ser integrado aos conteúdos curriculares, isso implica as novas formas de aprender e ensinar; porém com o cuidado de não rejeitar o uso da biblioteca, à escrita manuscrita, pois uma coisa não anula a outra. Quando integramos todos os recursos seja ele tecnológico ou não, o produto é o conhecimento.
A escola deve centralizar os veículos e inserir os alunos no mundo globalizado, através de uma aprendizagem significativa que ultrapasse os muros da escola. 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quem eu sou como professora e aprendiz

Atividade I- Quem sou como professor e aprendiz? Como professora, sou também uma eterna aprendiz. É necessário estar em constante atualização para que eu possa oferecer aos educando um ensino de qualidade. Procuro desenvolver metodologias que despertem interesse aos meus alunos e me proporcione prazer pelo que faço; assim sendo tento aguçar neles a curiosidade de estar sempre em busca de novos conhecimentos, pois o mundo cobra cada vez mais seres criativos e competentes, por isso é preciso estar em constante atualização, para que se possa ter uma vida ativa em sociedade. Meus alunos são sempre colocados em questionamentos, contextualizando com a realidade deles e incetivo sempre, a interação, que é algo fundamental em sala de aula, assim como fora dela. Procuro interagir também constantemente com meus colegas de trabalho, relatando minhas experiências e aprendendo com as experiências deles e esta interação faz com que eu me sinta bem, pois percebo que é recíproco; assim sendo estou sempre aprendendo, pois a vida é um eterno aprendizado.