quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Atividade 3.2 – Diário de bordo: Contextualizando a mudança da teoria à pratica
Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos, ouço suas idéias, dúvidas e curiosidades.
Conduzo os meus alunos a questionarem e opinarem sobre os conteúdos que estão sendo trabalhados.
Acabou-se o tempo de aulas tradicionais e alunos governados por heteronomia, hoje é necessário lançar desafios, usar inovações, estabelecer uma interação efetiva com os alunos para que os mesmos adquiram respeito pela presença do professor e sintam prazer pela aprendizagem na busca do conhecimento, baseado na interação, no respeito e na participação em aulas dinâmicas e criativas.
É visível como a incorporação da TICS nos ambientes educacionais provocam emoção e participação ativa dos alunos, e consequentemente gera uma aprendizagem mais eficiente, pois os alunos sentem um prazer enorme estando em contato com a internet, interagindo, conhecendo e compartilhando idéias e é neste ambiente saudável que busco dialogar, compreender, ouvir idéias, dúvidas e curiosidades, contextualizando teoria e pratica, ensinando e aprendendo sempre, pois todo educador é um eterno aprendiz.
As tecnologias são muito importantes e facilitadoras no processo atual de ensino e aprendizagem, desenvolvendo assim os processos cognitivos, sociais e afetivos.
“A tecnologia é a chave que abre aos estudantes novas oportunidades para aprenderem dentro da sala de aula, mas é importante frisar que no final é o professor que faz com que isso aconteça.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário