domingo, 11 de dezembro de 2011
Atividade 3.3 – Contextualizando a mudança: da teoria à prática.
Ao visitar os blogs de alguns colegas, descobri inúmeros objetos, recursos e temas interessantes que serão úteis nos meus futuros planejamentos.
Um leque enorme de novas possibilidades de conhecimentos se abriram diante dos meus olhos.
Trabalhando com diferentes portadores de textos
Objetivos:
Participar oralmente
Interagir em grupo
Pesquisar na internet
Apresentar o trabalho.
Recursos:
Computadores com acesso a internet
Mapeamento:
Dividir a sala em grupos. Sortear diferentes portadores de textos, tirinhas, charges, quadrinhos, anedotas, fábulas...
Relembrar oralmente com as crianças os diferentes portadores de textos já estudados e os objetivos dos mesmos.
Encaminhar as crianças ao tele centro.
Explicar as crianças que elas deverão pesquisar no Google o assunto sorteado.
As mesmas deverão fazer algumas anotações e imprimir o que acharem necessário.
Ao voltar para sala, cada grupo fará uma apresentação sobre o seu trabalho.
Os trabalhos serão fixados na sala.
Avaliação:
Será avaliada a interação em grupo, o envolvimento com a pesquisa e a apresentação do trabalho.
Reflexão:
Houve necessidade de adaptações pelo fato que os alunos se envolveram tanto com a pesquisa na internet, que pediram quando terminaram a pesquisa sobre os diferentes portadores de textos se podiam pesquisar algo sobre o natal.
O objetivo pedagógico foi atingido, uma vez que os alunos participaram oralmente, interagiram em grupo com emoção, pesquisaram na internet com interesse e fizeram uma ótima apresentação do trabalho.
Surgiram ideias para que novos temas sejam pesquisados, visto que os alunos participavam com emoção e aconteceu uma aprendizagem significativa. As fotos sobre o desenvolvimento do trabalho seguem anexadas.
Tivemos que voltar no dia seguinte porque as crianças gostaram muito e pediram para pesquisar também a respeito do natal.
Pesquisamos juntos e inclusive a sala foi toda decorada com a participação de todos.
“A tecnologia é a chave que abre aos estudantes novas oportunidades para aprenderem dentro da sala de aula, mas é importante frisar que no final é o professor que faz com que isso aconteça.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário